Em Pauta - Mídia

PL propõe fim da publicidade em aeroportos

Proposta tramita na Câmara dos Deputados, em Brasília, e abrange até mesmo peças colocadas no interior das aeronaves

Para enviar essa notícia é preciso efetuar o login, Aqui.
24 de Abril de 2008 às 19:46

Os anúncios publicitários veiculados nos aeroportos do País podem estar com seus dias contados. É que tramita na Câmara dos Deputados, em Brasília, o Projeto de Lei 2894/08 - de autoria do deputado Edigar Mão Branca (PV-BA) - que proíbe a instalação dos diversos tipos de propagandas existentes nos estabelecimentos de transporte aéreo. A proposta altera o Código Brasileiro de Aeronáutica (Lei 7.565/86) e abrange ainda peças colocadas no interior das aeronaves.


A iniciativa restringe ainda a publicidade visual dos estabelecimentos comerciais e escritórios utilizados por concessionários ou permissionários de serviços aéreos. "O que se encontra nos aeroportos não é informação ou publicidade, mas poluição visual e sonora", argumenta o deputado. O projeto foi apresentado no final de janeiro, e já está sendo analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Viação e Transportes, de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Comentários
  • Sábado - 26/04/2008 | h12:38 Marcel Agarie

    quem tiver informações sobre leis ou atitudes de políticos tentando acabar com a mídia exterior, enviem para m_agarie@ig.com.br, para serem publicadas no blog www.cidadelimpa.blig.ig.com.br


  • Sábado - 26/04/2008 | h12:34 Marcel Agarie

    Mais uma vez seremos acuados pelos políticos e será que teremos a capacidade de nos unirmos em favor da nossa comunidade??? Em São Paulo, ninguém acreditou que lei iria para frente. Foi. E depois foram lágrimas derramadas, sem nenhuma luta. Somos publicitários, profissionais da comunicação, será que não temos poder de convencer a população sobre a necessidade da publicidade exterior?


  • Sexta-feira - 25/04/2008 | h11:47 Flávia Almada

    Qual o objetivo dessa proibição? Quão maléficos são esses anúncios aos usuários dos aeroportos? Por quê essa busca incessante em tolhir as propagandas? Não podemos utilizar outdoors (o ideal seria criar um política de uso que fosse benéfica a todos os envolvidos), não podemos anunciar cigarros (isso não impede que os índices de fumantes aumentem a cada ano), daqui a pouco não poderemos anunciar bebidas (o resultado será relevante?, tenho certeza que não), e acredito que não tardará o dia em que será proibido anunciar brinquedos, sob a alegação de despertar em inocentes a possessão, o consumo exarcebado, entre outros. É nós comunicadores, como ficamos? Tolidos de exercermos nossa profissão com dignidade e liberdade? Teremos a censura como "juíza" de nosso trabalho? E as empresas que movem a economia terão de se calar? Infelizmente estamos sob a gestão de políticos hipócritas e muito pejudiciais à nossa sociedade.


  • Sexta-feira - 25/04/2008 | h08:49 jhony santiago

    em vez de se preocuparem (os políticos) com restrições de mídias aeroportuárias, por que não se preocupam em melhorar a segurança dos vôos e a segurança e infra-estrutura dos aeroportos do país?


  • Sexta-feira - 25/04/2008 | h03:52 Felipe Medici

    Por quê o partido verde não se preocupa com o desmatamento na Amazonia? Com a poluição.... ou com a liberação da Maconha? O problema nos aeroportos é a incompetência do governo em estruturar um serviço aéreo descente. O que estressa as pessoas são as longas filas e os constantes atrasos. Tá virando moda a publicidade pagar o pato. E nas proximas eleições, será que não teremos que ser obrigados toda noite a assistir 1 hora desses desocupados falando absurdos na TV? O Brasil não é um país sério...


  • Sexta-feira - 25/04/2008 | h03:05 Davide Margelli

    Começo a me preocupar, não sei se é censura ou ócio dos deputados.Como sou “vendedor” freqüento muitos aeroportos e aviões, e nunca me senti agredido pelas publicidades destes locais,como acontece ao parar em um semáforo e ter o carro infestado por folhetos de lançamentos imobiliários ou promoções de carros usados por exemplo. Não concordo com a proposta de proibição, poderíamos ,nós do meio, regulamentar e usar de bom senso em nossas ações promocionais para atingir o publico alvo, sem correr o risco de agredir ou poluir o ambiente .


  • Sexta-feira - 25/04/2008 | h02:41 Marcus Saulnier

    Como sempre, os caras estão sem job e ai ficam inventando moda.


  • Sexta-feira - 25/04/2008 | h02:11 Marcos S. Luiz

    ....


  • Sexta-feira - 25/04/2008 | h12:35 Camila Rodrigues Garcia

    Isso me cheira a censura... cada vez mais publicidades proibidas... =o(


  • Sexta-feira - 25/04/2008 | h12:33 Paulo Gabriel

    O eleitor do Sr. EDIGAR é o responsável por mais esta barbaridade! Será que o Sr. EDIGAR não tem mais o que fazer? Ou há outras intenções nesta tentativa pífia, absurda e descabida?. O PV deveria resolver problemas maiores e proibir os seus pares de cometer atos que depõem contra o próprio partido, como este. Mais uma grande decepção com a classe política deste país!!!


  • Sexta-feira - 25/04/2008 | h11:50 jacqueline simoes choairy

    É imperativo que os sindicatos de agencias e veiculos se posicionem contra mais esta afronta absurda. Não acredito que este deputado queira acabar com a publicidade em aeroportos, que tem uma característica única e é uma das mais criativas e segmentadas. Para mim, tem peixe grande e de fora, interessado na saída das empresas nacionais para abocanhar sozinho este mercado, assim como estão tentando fazer com mob.urbano de São Paulo. Como posso ter acesso ao projeto para saber mais sobre o conteúdo?


  • Sexta-feira - 25/04/2008 | h11:44 angelo de sa

    impressionante é um jornal que deve valorizar o meio noticiar com tanta importancia um projeto que nem deve tramitar de um deputado chamado mao branca ,esta noticia é daquelas que não servem para nada.


  • Sexta-feira - 25/04/2008 | h11:05 José Luis Montejano

    Gente..profissionais do mundo publicitário! Prestem atenção, esse representante do cidadão brasileiro, não está preocupado com a poluição visual e os cuidados que devemos ter nas mídias, só quer polêmica e destque em seu nome um tanto quanto estranho, é mais um dos incopetentes que nós e vocês, colocamos lá, é simples, é só tirá-lo, pela justa causa de insânidade e incapacidade intelectual suficiente para representar qualquer povo, sendo assim, usem o que vocês tem na mão e na cabeça, a criatividade e a mídia, e ESCANCAREM o nome desse e de outros Kassabs da vida, mas não só agóra, e sim pela eternidade na história da publicidade e propaganda no Brasil.


  • Sexta-feira - 25/04/2008 | h11:01 Bruno Lima

    Não seri melhor proibiros buracos nas pistas dos aeroportos? Ou, quem sabe, proibir que os equipamentos dos controladores parem de funcionar? Pra isso porecisa de dinheiro. E a Infraero não tem. Pensaram até em abrir capital deles pra ver se arrecadava algum. Não abriram. Ninguém compraria papeis de alguém falido. O que faz este idiota ? Corta o faturamento da Infraero com a verba de publicidade. Aí eu fico triste por que, com a minha verba (e a de vocês) este cidadão tem passado muito tempo nos aeroportos. Fico triste por que nunca pensei que alguém do PV poderia ter uma idéia tão imbecil e pensando apenas (se é que penspou em algo) numa minoria que viaja de avião. Ele devia, como membro do PV, proibir a BR de comercializar o diesel cheio de enxofre que eles comercializam.


  • Sexta-feira - 25/04/2008 | h10:56 Bruno Rodrigo Silva

    Esses caras tão de brincadeira!!! E o pior que ganham fábulas para isso!!!


  • Sexta-feira - 25/04/2008 | h10:49 Andréa Souza

    Como se não existissem projetos muito mais importantes a serem votados e que, finalmente, deveriam sair do papel, agora eles vêm com mais essa?! =S Sou a favor (sempre) do equilíbrio no uso dos espaços, como profissional e também consumidora, não aprovo a poluição visual, mas P-R-O-I-B-I-R é o que há de pior!!! Na volta de uma viagem no último feriado, dei uma volta pelo terminal rodoviário do Tietê (Sampa) e estava reparando nos vários tipos de anúncios por lá, no fim, além de informação, serviu até como distração enquanto aguardava o horário de embarque. Acredito apenas que os espaços podem ser explorados a fim de se evitar a poluição, mas proibir é um abuso. Se a moda continua... =[


  • Sexta-feira - 25/04/2008 | h10:46 Gustavo Machado

    agora a moda é proibir propaganda. daqui a pouco o governo vai fazer uma propaganda pra avisar que a propaganda está proibida.


  • Sexta-feira - 25/04/2008 | h10:28 Alexandre Perillo

    E-N-G-R-A-Ç-A-D-O !!! Recentemente foi aprovado um aumento de ( pasmem) R$ 9 mil reais para na verba de cada gabinete. Nisso ninguém interviu, e o porque de intervir em nosso meio de trabalho???


  • Sexta-feira - 25/04/2008 | h10:09 Pablo Almeida

    Tem deputado usando droga mesmo ou é apenas a ignorância dessas pessoas que é cada vez maior? RI-DÍ-CU-LO! Por que que esses idiotas não criam um projeto para preparar mais hospitais com mão-de-obra melhor? Ou então melhorar a educação? Só vejo o Brasil gastando com coisas como o Pan e a Copa...aí rapidinho aparecem milhões! Isso não é ruim, pelo contrário ajuda o país a crescer também, mas não seria melhor resolver 1º os nossos problemas mais críticos: saúde e educação?! Estranho isso...


  • Sexta-feira - 25/04/2008 | h09:36 Michelle Pfaff

    Absurdo! Se a moda pega, vão proibir publicidade em quase todo e qualquer lugar. A lei cidade limpa já é abusiva, por legislar até sobre o tamanho dos letreiros na fachada das empresas. Agora, dentro dos aeroportos e aviões, que são uma mídia excelente, direcionada. Além de ser útil para o consumidor (e claro pra quem vende) vai tirar uma importante fonte de renda. Além disso, tem tanta coisa mais importante para legislar sobre por aí! http://marketing-e-inovacao.blogspot.com/


  • Sexta-feira - 25/04/2008 | h09:14 Ricardo Vieira

    É inacreditável que um dos espaços mais bem qualificados de mídia pode a vir ser eliminados por jusitificativa de um deputado insano, que busca no efeito dominó da Cidade Limpa nos aeroportos, talvez seja o grande jogo político para quem é contra a privatização da Infraero, que lucra muito bom com os atuais espaços em todos os aeroportos do País. As partes interessadas, como Infraero, agências, a indústria, o consumidor, etc. devem ser ouvidas neste tempo, haja vista que o impacto desta operação deve ser medido, deve ser avaliado antes que se tome qualquer medida arbitrária sobre um modelo de negócio... Afinal, alguém sabe me explicar o motivo dessa iniciativa? Será mesmo que a poluição visual defendida por vários deputados é uma justificativa plausível, convenhamos, esses deputados devem ter pedido a "boca" do Valerioduto, e estão aí querendo contratacar!!!!


  • Sexta-feira - 25/04/2008 | h09:06 eduardo rech

    Pq nao se preocupa em combater a miseria que atinge a Bahia... e deixa os publicitarios trabalharem em paz...


  • Sexta-feira - 25/04/2008 | h08:55 Amadeu Porto Neto

    Dentre tantas prioridades... e inacreditável que há quem gaste energia em Brasília com este assunto.


  • Sexta-feira - 25/04/2008 | h08:47 Cristiano Lenz

    Quem sabe propomos um projeto de lei que proíba a eleição de deputados? Estão lá apenas gastando o nosso dinheiro para elaborar projetos sem pé nem cabeça. E falaram mais abaixo que temos que procurar novas mídias alternativas para atingir o público, mas esquecem que com essa vontade toda de proibir, logo também essas tais "mídias alternativas" serão proibidas. Não esqueçam: publicitários também votam.


  • Sexta-feira - 25/04/2008 | h08:46 Rodrigo Lairana Müller

    PALHAÇADA!!!! É isso o que andam fazendo contra os profissionais de propaganda! Para que essas proibições malucas? Se o caso for poluição sonora, em pouco tempo teremos cartazes passeando pelos saguões dos aeroportos, substituindo os anuncios de embarque para os vôos. Isso é um absurdo! Será que daqui 10 anos teremos agencias de publicidade? Enquanto alguns países Europeus e da América do Sul se empenham em ser cada vez mais criativos, nós seguimos pela contra-mão. E mais um absurdo está acontecendo. Estão querendo proibir os anuncios de bebidas alcoolicas, mas sua venda voltou a ser liberada em estradas. Quantos acidentes com vítimas fatais ainda serão necessários para que acabe de vez com esse tipo de comericalização? Será que isso é culpa da propaganda? Aliás, será que o mal do Brasil é a propaganda e seus anuncios?


  • Sexta-feira - 25/04/2008 | h08:43 arnaldo ferraz de canpos junior

    "Falta do que fazer!!!" Absurdo!!! Fui contra o Projeto Cidade Limpa e reafirmo minha posição no caso da mídia aeroportuaria. Não sou mídia, não trabalho com mídia exterior ou indoor, acredito nos meios novos e alternativos mas sou a favor da publicidade!!! Acredito em normas, critérios, ética e bom senso. Da para resgatar o patrimonio da cidade sem exterminar a mídia exterior, que em minha opinião em alguns casos até enfeita a cidade. Também é perfeitamente viavel a mídia aeroportuária sem causar transtornos nos aeroportos. Com relação a classe política, prefiro nem comentar!!! No dia do fechamento da revista, da apresentação da campanha, de entregar o projeto você falta ao trabalho e foge da responsabilidade!!! É isso que os políticos fazem melhor, fugir de suas responsabilidades, faltando em qualquer sessão que exija certo comprometimento. O pior é que depois ficam "procurando pelo em ovo" para mostrar serviço...Fazer o que!!! Vai fazer gargarejo com paçoca rapaz!!!


  • Sexta-feira - 25/04/2008 | h08:30 Gabriela Pereira

    Oi Dôra! Concordo que não devemos ser evasivos, mas entre os dias contados para este tipo de comunicação acho mais coerente fazer um estudo de equilíbrio. Concordas? Já se for para radicalizar proponho que todos nossos políticos e seus familiares sejam obrigados a usar os serviços públicos oferecidos para a população, como educação e saúde. Quem sabe só assim eles realmente façam valer o “trabalho” deles.


  • Sexta-feira - 25/04/2008 | h08:16 Reinaldo Luiz Más

    Como se não bastasse o projeto Cidade Limpa, mais recentemente as novas leis para publicidade de cerveja... agora acabar com publicidade em aeroportos?? O que está acontecendo? Proiba de vez então as atividades dos profissionais de publicidade e propaganda...


  • Sexta-feira - 25/04/2008 | h08:15 Nadine Genies

    Absurdo. Não sou publicitaria mas penso que os políticos deveriam usar seu "caro" tempo fazendo MP e Projetos de Leis uteis para a populacao... Tb vejo que boa parte desse trabalho "ocioso" acontece porque nós não cobramos atitudes efetivas destas pessoas que colocamos no poder. :(


  • Sexta-feira - 25/04/2008 | h07:13 Aline Marcello

    O Brasil possui tantos problemas a serem resolvidos por tais políticos a preocupação deles é com a publicidade existente nos aeroportos. As proibições à nossa classe são tantas que logo voltaremos a trabalhar somente com sinal de fumaça.


  • Sexta-feira - 25/04/2008 | h02:50 Maria Auxiliadora Borges

    Parte 2 Dá um tempo! Ninguém vai perder o emprego. Sejam criativos colegas de profissão e busquem as novas mídias alternativas para atingir o público certo, na hora certa, da forma certa. Sejam espertos porque daqui para frente é o que vai ter que acontecer. Ninguém mais está agüentando essa "enxurrada" de informações, que é uma boa contribuição para o stress cada vez maior entre as pessoas. Antes da crítica desesperada do “salve-se quem puder” em defesa da minha profissão, que sejamos mais éticos e conscienciosos em nossos questionamentos. Dôra Borges - BH


  • Sexta-feira - 25/04/2008 | h02:50 Maria Auxiliadora Borges

    Parte 2 Dá um tempo! Ninguém vai perder o emprego. Sejam criativos colegas de profissão e busquem as novas mídias alternativas para atingir o público certo, na hora certa, da forma certa. Sejam espertos porque daqui para frente é o que vai ter que acontecer. Ninguém mais está agüentando essa "enxurrada" de informações, que é uma boa contribuição para o stress cada vez maior entre as pessoas. Antes da crítica desesperada do “salve-se quem puder” em defesa da minha profissão, que sejamos mais éticos e conscienciosos em nossos questionamentos. Dôra Borges - BH


  • Sexta-feira - 25/04/2008 | h02:50 Maria Auxiliadora Borges

    Como publicitária, sei bem o valor de uma publicidade. Mas sei também quando ela passa a ser invasora. Na minha última viagem de avião, tendo que ficar por mais de uma hora dentro da aeronave em terra, esperando condições de vôo por causa de chuva, senti-me agredida por ter que ficar olhando para uma publicidade de carro pregada no banco da frente, a mesma enfiada no bolsão; outra propaganda no encosto do banco; uma infinidade de propagandas nas revistas de bordo. Tudo isso em um momento que poderia ser uma "pausa" nessa poluição visual e sonora que já temos que conviver diariamente. E será que o "aluguel" desse veículo de exposição diminui o valor da minha passagem? Não, de forma alguma.


  • Sexta-feira - 25/04/2008 | h01:57 Maria Auxiliadora Borges


  • Sexta-feira - 25/04/2008 | h01:47 Sergio Souza

    O que é mais prejudicial ao povo brasileiro: Estas propagandas que geram emprego e renda para o Estado ou o desperdício do dinheiro publico, em benefício próprio destes políticos...então, deveriamos acabar com o emprego destes políticos com seus gastos descaratos do dinheiro público. Inversamente do que fazemos, eles "desfalcam" os cofres públicos. Só não conseguiram trabalhar no nosso meio porque aqui realmente se trabalha de verdade. O que eles odeiam fazer.


  • Quinta-feira - 24/04/2008 | h10:36 Thaysa Neves Fox Rangel Carvalho

    É apenas mais uma maneira de mostrar serviço, e de maneira totalmente equivocada. Com tanta coisa pra esses "póliticos" se preocuparem , tanta coisa que realmente precisa fazer, perdem seu tempo prejudicando o trabalho de tantas pessoas.


  • Quinta-feira - 24/04/2008 | h08:51 jhony santiago

    Querem acabar com o nosso emprego de qualquer maneira, milhares de pessoas ficarão desempregadas. Tal hora, querem proibir a propaganda de bebidas alcóolicas, depois a proibição dos outdoor´s nas vias públicas e posteriormente mais alguma coisa, restringindo ainda mais nossa profissão que é digna e contribui para a sociedade.


  • Quinta-feira - 24/04/2008 | h07:57 Felipe Morais

    Tem cara que não tem o que fazer, né? Porque eles não pensam nas milhares de pessoas que vivem em condições subhumanas ou nas outras milhares que ficaram desempregadas por um capricho?




Adicionar mais amigos



A quantidade máxima é de 300 caracteres por mensagem.

Preencha corretamente os campos

Sua mensagem foi enviada com sucesso.

Obrigado

A quantidade máxima é de 300 caracteres por comentário.

Preencha corretamente os campos

Erro foi reportado com sucesso.